– Notícias –

As cinco grandes questões do papás

Regresso à creche_Centro Social de Nespereira

Queridos papás, partilhamos convosco as nossas sugestões sobre como podem facilitar a adaptação dos seus bebés à creche.

 

1.     A adaptação do bebé é gradual?

A adaptação do bebé pode ser feita gradualmente, no entanto, não é uma regra para todos, uma vez que o que funciona bem para uma criança ou família, pode não funcionar para outra. A maior certeza que temos é que quanto mais pequeno for o bebé, mais fácil será para ele a adaptação e mais difícil para os papás.

Na nossa reunião, antes da entrada na creche, há a preocupação em perceber o ritmo e rotinas dos bebés, os seus gostos e necessidades individuais, precisamente para que a equipa esteja adaptada ao seu ritmo e assim facilite o processo de adaptação.

 

2.     Quanto tempo dura então a adaptação?

Depende da criança, da família e da dinâmica com a equipa pedagógica. É importante referir que a ansiedade dos papás pode dificultar a duração da adaptação, por isso, de tudo faremos para estabelecermos uma relação de confiança com a família, através de uma ligação de partilha sentida e transparente, quer no contacto pessoal, quer na comunicação partilhada ao longo do dia através da nossa plataforma digital (caderneta).

 

3.     Como controlar a ansiedade?

Os papás vão estar ansiosos, com toda a certeza. O segredo para controlarem a ansiedade é partilharem com a equipa todas as vossas inseguranças, colocar questões e partilhar sugestões. Estaremos aqui de coração para vos esclarecer e apoiar.

Papás ansiosos significa bebés ansiosos, por isso é que é muito importante que o bebé não sinta a vossa ansiedade. Não demore e não hesite demasiado na despedida.

 

4.     O bebé vai chorar? O que fazer?

É natural que sim, inclusive os papás. A separação é difícil para os dois. Os bebés não reconhecem a forma de cuidar, os papás estão também a adaptar-se a este novo espaço, aos novos adultos e crianças com quem passam a partilhar esta nova rotina. Mas é bom chorar! Sim, é saudável, é sinal de que as crianças reagem, que sabem demonstrar as suas emoções e, inclusive, que sabem usar o choro para transmitirem o que querem e o que precisam.

Nós, equipa pedagógica, estaremos aqui para dar colo, atender, cuidar, satisfazer as necessidades básicas, distrair e fazer rir! Se ainda assim não conseguirmos acalmar o choro, também teremos o cuidado de ligar aos papás a pedir ajuda.

 

5.     O que precisa trazer para a escola?

Tudo aquilo que combinamos em reunião de acolhimento.

Uma mochila com:
·      Uma muda de roupa e um saco plástico para colocar a roupa suja.
·      Uma embalagem de fraldas e os produtos de higiene específicos para o seu bebé (creme barreira, de rosto, termómetro, etc).
·      Um lençol e um cobertor para o berço/catre com o cheirinho da sua casa para reconfortar o bebé na hora de descansar.
·      A chupeta e ou objeto especial como um paninho ou boneco que ajude a consolar o bebé.
·      Outros produtos, como alimentos, biberões ou outros, confirme combinado com a equipa pedagógica.

Qualquer outra questão que gostasse de ver esclarecida não hesite em entrar em contacto connosco. Estamos aqui para si.

Artigo anterior
Final do ano letivo em modo Picnic
Artigo seguinte
Centro Social de Nespereira apresentou publicamente o seu novo serviço Gestor Saúde